A expectativa de saber se o bebê será menino ou menina é grande entre familiares, pais e amigos. Exames como ultrassom e sexagem fetal costumam levar um tempo para revelar o resultado, geralmente sendo realizados a partir da oitava semana de gestação.
Com a ajuda da tecnologia, é possível acabar com essa curiosidade de maneira mais rápida. Assim, os pais podem se preparar para o chá revelação, o chá de bebê e até mesmo começar a decorar o quartinho, já sabendo se estão esperando um menino ou menina.
Métodos antigos para descobrir o sexo do bebê
Antigamente, algumas práticas inusitadas eram usadas para tentar descobrir o sexo do bebê. Um exemplo curioso envolvia regar sementes de trigo com a urina da gestante: se o trigo brotasse, seria uma menina; se a cevada crescesse, seria um menino. Caso nada germinasse, significava que a mulher não estava grávida.
Aplicativos para Descobrir o Sexo do Bebê
Descubra como aderir ao programa pé de meia.
*Você permanecerá no site atual
Outra crença popular baseava-se no formato da barriga da mãe. Acreditava-se que uma barriga baixa indicava um menino, enquanto uma barriga alta sugeria que seria uma menina. Essas técnicas, transmitidas de geração em geração, agora parecem obsoletas, mas ilustram como o desejo de prever o sexo do bebê sempre existiu.
No passado, o conhecimento era compartilhado por sacerdotes, escribas e parteiras, e, apesar de parecerem métodos rudimentares aos olhos modernos, faziam parte da sabedoria da época.
Formas de especular o sexo do bebê
Foi através de práticas antigas e do acúmulo de conhecimento popular que surgiram os métodos atuais para tentar prever o sexo da criança. Hoje, além de exames médicos, muitas pessoas ainda recorrem a crenças e simpatias para especular se o bebê será menino ou menina.
Entre esses métodos está a famosa tabela chinesa, baseada na astrologia. Nela, o mês de concepção e a idade da mãe são cruzados para, supostamente, prever o sexo do bebê.
Simpatias e brincadeiras para adivinhar o sexo do bebê
Algumas brincadeiras populares também fazem parte desse universo. Uma delas envolve esconder um garfo e uma colher embaixo de almofadas. Sem que a grávida veja, ela deve escolher uma das almofadas para sentar. Se for na que contém o garfo, espera-se um menino; se for a colher, uma menina.
Aplicativos para Descobrir o Sexo do Bebê
Descubra como aderir ao programa pé de meia.
*Você permanecerá no site atual
Outra brincadeira conhecida é a da aliança ou agulha. Amarre o objeto em um fio de cabelo e segure sobre a palma da mão da gestante. Se o objeto girar em círculos, o bebê será uma menina; se balançar de um lado para o outro, será um menino.
Por fim, existe a simpatia da soma, que consiste em somar a idade da mãe no momento da concepção, o mês em que ocorreu a gestação e o número 9 (referente aos meses da gestação). Se o resultado for par, acredita-se que será uma menina; se for ímpar, um menino.
Agora, com a ajuda de um aplicativo, descobrir o sexo do bebê ficou ainda mais prático, unindo o conhecimento de antigamente à modernidade!